domingo, 5 de dezembro de 2010

Fotos vs mau tempo


Boas…

Todos nós estamos fartos de acordar, olhar pela janela, e se estiver mau tempo cancelamos tudo o que já estava programado. Chuva e frio são sinónimos de ficar em casa bem aquecidos e não querer fazer mais nada.

Muita gente (quase toda gente) pensa que o mesmo acontece com a fotografia. Ou seja um dia de mau tempo não é propício para fotografar. Esta ideia surge porque associamos a fotografia a coisas belas e o mau tempo a dias feio. Portanto a conclusão é imediata: fotos bonitas não combinam com dias feios.

Ai… essas conclusões precipitadas! Uma pessoa não tem que sorrir para que a fotografia fique bonita. Há milhões de fotos espectaculares com pessoas que dispensaram o habitual sorriso forçado. O mesmo acontece com o dia. O dia não precisa sorrir para a tua lente para que captes um belo instante. As nuvens e a chuva também têm a sua graça.

Há muitos fotógrafos que preferem dias de mau tempo. Nesses dias o céu está carregado de nuvens, o que faz com que, esporadicamente, alguns raios de sol as perfurem, dando uma iluminação diferente a cena. Com isto consegues imagens ricas, em termos de contrastes, sendo que algumas partes do teu cenário estão iluminadas e mesmo ao pé há outras partes não iluminadas.

Outra grande vantagem de um dia de mau tempo tem a ver com as poças de água. Normalmente os rios e lagos são utilizados para espelhar a imagem, mas não há rios e lagos por toda a parte. Daí que um dia de chuva pode ser bem aproveitado para obter esse efeito de espelho.

Portanto já sabes, quando acordares, olhares pela janela e estiver mau tempo, mais uma vez cancela tudo o que já estava programado. Só não fiques em casa. Vai captar umas belas imagens!

Sem comentários:

Enviar um comentário