terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A regra dos três terços


Boas…

A regra dos três terços é muito simples. Imagina que a cena que queres captar está dividida em três terços horizontais e três terços verticais. (figura ao lado)

Isto quer dizer que existem duas linhas horizontais e duas linhas verticais. As intersecções dessas linhas originam quatro pontos. Esses quatro pontinhos, aparentemente insignificantes, são a chave da regra dos três terços.

Estudos realizados revelaram que o nosso cérebro funciona (quando funciona) de modo que quando observamos uma fotografia, inconscientemente, a nossa atenção é atraída para esses pontos. Uma vez que esses pontos despertam a nossa atenção, fazendo a ligação dos mesmos acabamos por obter linhas que captarão grande parte da atenção de quem olha para a fotografia. (representadas a azul)

Uma vez que essas linhas atraem a nossa atenção, ao fotografar devemos colocar sobre elas o objecto que pretendemos destacar. Por exemplo, ao fotografar uma cena em que queremos destacar uma pessoa em pé (ou outra coisa qualquer), convém posicionar essa pessoa sobre uma das duas linhas verticais. Ao fotografar o mar, se quisermos destacar um navio, convém colocá-lo sobre uma das duas linhas horizontais. É tão simples quanto isto: posicionar sobre uma das linhas o que pretendemos destacar na imagem.

Esta é sem dúvida uma das principais regras da fotografia! Podes ter a certeza de que se a colocares em prática as tuas imagens terão melhor qualidade, contudo não faças de ti um fotógrafo algemado às regras. Aprende as principais regras da fotografia, põe-nas em prática sempre que achares conveniente, mas não te esqueças da mais importante de todas elas: as regras existem para serem quebradas!

Sem comentários:

Enviar um comentário