sábado, 4 de dezembro de 2010

A hora mágica


Boas…
Já falamos da câmara perfeita para ti e já vimos que o tripé pode fazer a diferença nas tuas imagens. Será que já podes sair por aí e fazer disparar a máquina? Podes, mas é importante que saibas escolher o momento para disparar.

Sem dúvida nenhuma que podes conseguir captar uma grande imagem ao meio dia, com o sol no seu auge. Definitivamente podes fazer uma foto lindíssima durante a noite, sem um único raio de sol. Mas garanto-te uma coisa: é muito mais provável que consigas essa tal imagem espectacular se clicares exactamente na hora mágica.

A hora mágica só acontece duas vezes por dia: ao nascer e ao pôr-do-sol. Para ser mais preciso a primeira hora mágica do dia acontece desde meia hora antes até meia hora depois do nascer do sol. A segunda hora mágica do dia acontece desde meia hora antes até meia hora depois do pôr-do-sol.

Isto porque durante a hora mágica as cores tornam-se mais bonitas, consegues grandes sombras, grandes contrastes, os raios de sol parecem rasgar o céu e o próprio céu ganha cores impossíveis em qualquer outro momento.




Para teres uma noção de quão mágica é esta hora, digo-te que já li artigos de grandes fotógrafos, nos quais afirmam que mais de 90% das suas melhores imagens são captadas durante a hora mágica. Digo-te mais, a grande maioria das imagens escolhidas por revistas como a “National Geographic” foram, também elas, captadas durante a hora mágica.

Por isso um bom truque para conseguires boas fotos é:

- Procura na net qual será o momento do nascer ou do pôr-do-sol do dia seguinte;

- Escolhe um sítio para fotografar, tendo em conta que o sol nasce a Leste e põe-se a Oeste;

- Prepara o teu equipamento;

- No dia seguinte, meia hora antes do nascer ou do pôr-do-sol tens que estar com tudo preparado no local escolhido;

- A partir daí tens uma hora para conseguires uma imagem mágica.

Portanto a ideia é a seguinte: Será que podes fazer grandes fotos sem ser na hora mágica? Poder podes, mas não é a mesma coisa!

Sem comentários:

Enviar um comentário